Destinos e Decisões: A Jornada Entre o Inevitável e o Possível
- A Cartomante
- 23 de jul. de 2024
- 14 min de leitura
Afinal, dentro do Oraculismo e da Holística: o que é o Destino? Como Sorte e Escolha desempenham seu papel sobre essa preciosa Linha do Tempo de cada um?
Bem vindas e bem vindos à Newsletter #2! Separou um tempinho hoje ou no final de semana para ler seu conteúdo quinzenal sobre Oraculismo e Holística? Então pega seu chazinho/café/vinho/cerveja/água saborizada/coca cola e vem comigo que hoje vamos tratar de um assunto muito oportuno para o entendimento de várias futuras Newsletter e que ainda dá um nó na cabeça de muita gente. E de quebra vou dar uma mãozinha pra você entender sobre sua própria Linha do Tempo para deixar esse sextou ainda mais interessante.

Antes da gente prosseguir é MUITO importante que vocês entendam que esta Newsletter, assim como o meu trabalho enquanto Oraculista, é desprovido de qualquer viés religioso ou espiritual. Para isso preciso explicar para vocês que sou Agnóstica Teísta:

Agora podemos prosseguir lembrando que vou estar aqui abordando o contexto de Destino dentro principalmente da visão da grande maioria dos Oráculos (Tarot, Petit Lenormand, Sibilas Italianas, Runas Nórdicas…) e das vertentes Holísticas sem estarem atreladas à nenhum movimento religioso. Vamos lá?
Um roteiro e tanto - meu contato com a noção de Destino
Para começar essa Neswletter, e ir apresentando vocês ao tema, eu vou ter que dividir algumas experiências pessoais com vocês. Vou dividir em três breves atos para facilitar e em cada um vou pontuar fatores importantes sobre o conceito de Destino.
ATO I: O Sensacionalismo
Como pessoa que nasceu no final dos anos 80, eu peguei ainda uma boa parcela da cultura New Age, cresci com o Walter Mercado e sua excentricidade (leitoras/leitores Gen Z favor jogar no YouTube, aposto que vocês vão rir um pouquinho. De nada.), Mãe Dinah dando entrevistas emblemáticas e todos aqueles filmes em que uma mulher vestida de cigana falava alguma coisa enigmática depois de ver imagens difusas em uma bola de cristal para o protagonista. Então culturalmente o estrago já estava feito. Paralelamente à isso, importante lembrar que meu primeiro contato mais intimamente com Oráculos existe desde sempre uma vez que a minha avó sempre foi uma excelente cartomante ela mesma. Inclsuive, foi exatamente daí que me surgiu o interesse pelas cartas! Eu ouvi desde muito cedo minha avó “ver a sorte” (como ela mesma chama) para muitas pessoas e ficava impressionada com como as coisas pareciam tão ordenadas e costumavam se desenrolar exatamente como ela falava. Então desde essa época da infância, absorvi que todos nós tínhamos “um roteiro”: as coisas iam acontecer e estavam assim destinadas. Isso até a adolescência.

ATO II: A Manipulação
Aos quinze anos, a mãe de uma amiga da escola lia Tarot. Fiquei ansiosa quando ela aceitou em ler as cartas para mim. Era uma figura bastante complexa, de personalidade terrível forte , muito um pouco mandona, preconceituosa com juízos muito bem estabelecidos sobre as pessoas e crenças inflexíveis sobre o mundo que a cercava. Uma amiga que andava conosco já tinha me confidenciado uma vez, que Dona Certezas (nome fictício para preservar a identidade 😂) havia dito que eu tinha cara de quem era problema. “Muito bonitinha” teria dito ela “mas muito tolinha. Especialmente com os guris”. Enfim, Dona Certezas deitou as cartas, suspirou resignada e sem me olhar nos olhos disse em um tom monótono:
Você vai ter muitos problemas no seu futuro. Especialmente com os homens. Eles vão ir e vir, te usar e você nunca será feliz no amor. Esse é o seu destino.
Fiquei obviamente abalada com isso. Doeu. Mas aos quinze anos a gente acostuma que as falas dos adultos podem entrar por um ouvido e sair pelo outro, especialmente quando a gente é aquariana, então segui minha vida. Ainda que nos anos posteriores, volta e meia essas palavras me voltassem nos momentos em que minha guarda baixava: Nunca será feliz no amor. Esse era o meu Destino.

Acima: aquariana em seus 15 anos tentando ignorar uma previsão catastrófica.
Muitos anos depois guardando isso, resolvi confidenciar à minha avó o que Dona Certezas havia me dito. E minha vó, também Oraculista me disse:
Dona Certezas é quem? Que ela sabe sobre o teu caminho além dos recalques que ela projetou em ti? Tu é muito jovem ainda e só quem pode decidir se vai ser feliz no amor ou não é tu.
Isso mudou completamente minha visão de Destino. Só quem podia decidir era eu! Obrigada, vó! Mas espera, se eu podia decidir, então como apareciam todas aquelas informações que ela falava que aconteciam magicamente depois?
ATO III: A Libertação
Tiro cartas desde a pré adolescência. Infância se eu considerar a vez que eu tinha oito anos e criei um Oráculo com cartas comuns e cobrava com balas Sete Belo no recreio (mas isso é assunto pra outro dia). Claro que as leituras começaram a ficar mais densas e complexas só na vida adulta quando as questões passam a envolver mais coisas além de “vou viajar” , “minha mãe vai me deixar sair”, “Fulano gosta de mim” e “Vou passar de ano”. Pouco a pouco, comecei a perceber que algumas pessoas tinham um tipo de jogo em um mês, e em questão de uns meses para frente algumas coisas haviam mudado ligeiramente de lugar. Como?! E a resposta é simples e responde o que me propus a falar desde o início da Newsletter: o Destino não é fixo, senhoras e senhores.
Algumas coisas permaneciam intactas no jogo da mesma pessoa, outras completamente diferentes. O que definia o que estava diferente e o que estava igual?
E a resposta é nossa próxima parada e elemento sem o qual não vai dar para a gente entender essa coisa doida chamada destino.
P.S.: Para quem está curioso com a história de Dona Certezas, devo dizer que sou excepcionalmente feliz no meu casamento hoje em dia. Houve uma cota de homens desnecessários que fizeram alguns estragos na Linha do Tempo desta que vos escreve? Com certeza! Mas a gente sabe que a vida amorosa de ninguém é um morango e todas/todos estamos sujeitos à nossa cota de inforúnios amorosos. O importante é que sim, havia um chinelo velho para esse pé torto e eu diria que essa parte da minha vida já encontrou um final feliz. Eu esfregaria na cara de Dona Certezas mas acho que não é mais necessário.
A estrela de qualquer Linha do Tempo: Livre Arbítrio.
Acontece que uma das minhas primeiras “cobaia” dos Oráculos na vida adulta era uma pessoa familiar e com um laço muito próximo. Essa figura era completamente instável, a representação perfeita daquela música do nosso Raul: metamorfose ambulante. O jogo mudava magicamente a cada tiragem porque aquilo que o Maluco Beleza (esse vai ser o condinome dele, gravem porque ele é um personagem que voltará em outros episódios da Newsletter) decidia fazer hoje, ele mudava amanhã. Alguns dos pontos dos jogos continuavam sempre iguais, como era o caso de coisas que ele não controlava. E aqui está o segredo: o Destino é uma linha tênue entre o acaso e nossas escolhas. O que define o acaso? O nosso contexto. É por isso que consigo fazer os Mapas Anuais por exemplo. O cenário que estamos imersos determina nossas possibilidades. Se alguém me pede um mapa do deserto por exemplo, é bem difícil que vá ter uma praia paradisíaca no meio dele, não é verdade? Ou se eu estou no meio de Nova York é improvável que nesse mapa eu vou ter a chance de realizar meu sonho de montar um Elefante. Então os jogos Oraculares vão trazer sim pontos de previsão que são inevitáveis: se o Consulente já tem um propensão, se ele tem um contexto específico… Tudo isso vai formulando o que nós a rigor chamamos de DESTINO. Essa palavra evoca nada mais nada menos do que a projeção do que já está se configurando para ser com base em fatores que não são de nossa escolha.
Exemplo:
Não escolhemos onde nascemos: local ou família (fora do contexto religioso ou espiritual, lembra??);
Não optamos por alguns traços que temos sejam aptidões hereditárias genéticas ou adquiridas na infância ;
Não controlamos eventos climáticos que estão se desenhando;
E principalmente: não temos controle sobre as escolhas de outras pessoas que compõe o nosso cenário.
Essa parte que a gente não controla compõe o quadro geral. Dentro disso, o que nós ecolhemos vai moldando o restante. E nossas opções por sua vez, vão se desenrolando para formar outros eventos, como grandes ondas que em algum momento chegam na praia. Ou seja: uma boa parte do nosso mapa, do nosso destino é feito com base nas nossas escolhas. Em suma, o que aparece no seu jogo para mim vem do seu contexto, da história de outras pessoas que se entrelaçam a sua e suas próprias escolhas. Você pode ter propensões, empurrões da vida… Mas no fim é você que escolhe para onde você está indo.
Ai, Kim, mas eu escolho ser rica.
Ótimo, então você vai ter que seguir alguns passos para chegar lá. Usando o exemplo do deserto, se você quer ir para uma praia paradisíaca a partir desse cenário, não é impossível mas a praia em si não vai brotar na sua frente só porque você quer. Você vai ter que pegar um mapa e descobrir como chegar lá. E chegar lá, meus amores, pode levar dias, pode levar meses, pode levar anos… Depende do contexto. Capicce?

Então sim, o Destino está muito mais para um desses gráficos de escolha do que uma Linha propriamente dita.
Domando o meu Destino: como utilizar tudo isso que sei agora a meu favor.
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.” Lewis Carroll
A primeira coisa que você precisa saber para colocar seu caminho em ordem, é entender mais ou menos para onde você quer ir. E é aqui que eu posso tentar ajudar um pouco! Você precisa entender qual é seu lugar de encaixe numerológico para te auxiliar. E isso, senhoras e senhores, quem nos fornece na Numerologia é o Número de Destino. Apesar desse nome dramático, ele vai trazer aqui a propensão da sua linha do tempo: onde você constantemente é jogado ou levado pela sua vida? Quanto antes você entender para onde seu piloto automático da linha do tempo te leva, mais fácil vai ser você entender que tipo de veículo você tem em mãos. Muita gente confunde isso com “a sua bússola” mas a verdade é que para eu entender o que você de fato busca, eu preciso de uma consulta individual e não de uma Newsletter. E longe de mim usar isso para vender consultas, mas é uma constatação óbvia pois do contrário a gente cai na famosa “previsão tamanho único” em que as pessoas só podem estar buscando um número x de caminhos na vida nesse momento no mundo (que é minha dificuldade em aceitar previsões de Tarot coletivas feitas por signo por exemplo). E a gente sabe que cada caso é um caso. Mas enfim: para onde sua linha do tempo está te puxando? Pra gente conseguir ler o seu Número de Destino você vai ter que me ajudar e pegar uma calculadora. Em seguida, você vai SOMAR TODOS OS NÚMEROS DA SUA DATA DE NASCIMENTO. Feito isso, você tem que lembrar que tem que somar até dar um dígito só OU acabar nos números 11 ou 22 que são a única exceção de dois dígitos. Nem todas as vertentes numerológicas consideram eles inclusive mas, mais uma vez, isso é assunto pra outra Newsletter. Supondo que eu nasci dia 25/07/1987 (não nasci no caso, mas achei uma data legal para o exemplo), meu número de Destino é 3. Então vamos lá ler o seu (ou da sua irmã, ou da sua amiga… De quem você quiser xeretar no caso):
Destino 1 - O Líder :
Se o seu número de Destino somou 1, você nasceu para ser precurssor. As pessoas que estão dentro do Destino 1 costumam ser levadas à ideias originais, abrir caminhos, confiar na sua visão de mundo. Então no piloto automático, sua vida tende a te levar para situações em que você pode olhar em volta e pensar “Meu Deus! Não tem trilha por aqui! O jeito vai ser eu abrir uma nova!”, entende? Você vê, sua Linha do Tempo tentará sempre achar maneiras de fazer você expressar seu jeito único de ser e exercitar sua capacidade de achar novos meios de fazer algo. Seu lema é "Se é para fazer, que seja do meu jeito". Pessoas com Destino 1 muitas vezes se encontram em posições de liderança ou iniciando novos projetos. Conheça alguns colegas célebres de Destino 1:
Martin Luther King Jr.
Henry Ford
Rita Lee
Walt Disney
Destino 2 - O Diplomata :
Para quem tem o Destino número 2, a harmonia e a cooperação são palavras de ordem. Você é o mediador, sempre pronto para resolver conflitos com empatia e tato. Então o que acontece é que sua vida constantemente te colocará em situações em que sua empatia e senso de harmonia serão necessários. Você se conecta de verdade com as pessoas e onde houver uma situação necessitando de equilíbrio e visão diplomática para rumar à uma solução, você acabará sendo puxada para ela que nem um imã! Você tem a visão necessária para conciliar e é para momentos que necessitem do dom da diplomacia que sua Linha do Tempo irá lhe levar. Algumas pessoas com Destino 2 para você entender a vibe:
Freddie Mercury
Jane Austen
Destino 3 - O Comunicador :
Com um Destino 3, seu talento para a comunicação é quase sobrenatural. Você é um contador de histórias nato. Sua criatividade e alegria atraem as pessoas, e você se destaca em profissões que envolvem expressão artística ou comunicação de forma geral. As pessoas que tem o número 3 como número de Destino costumam ser carregadas para situações que possibilitem sempre desenvolver seu lado comunicativo e lhe colocam em cenários onde você precisa se expressar necessariamente. Aquilo que é expresso por pessoas de Destino 3 acaba por ser importante não só pra si, mas acaba servindo para gerar reflexão e melhorias na vida de outras pessoas. Seu papel durante sua jornada é aprender a utilizar sua voz para externalizar suas muitas ideias. Figuras célebres que dividem com você o fato de ter um Destino 3:
Celine Dion
Alfred Hitchcock
Jodie Foster
Elis Regina
Destino 4 - O Construtor :
Número 4 é sinônimo de trabalho duro e organização. Você transforma sonhos em realidade com planejamento e esforço. É meticuloso e confiável, ideal para carreiras que exigem precisão. As pessoas com Destino 4 podem se ver variadas vezes em cenários que exigem dedicação para obter estabilidade. Os alicerces construídos por pessoas com Destino 4 muitas vezes servem também para apoiar outras pessoas. É como se metaforicamente estivessem construindo uma grande casa que pode servir para outras pessoas também. Seu destino lhe guiará em direção àquilo que lhe gera segurança: oportunidades de organzação financeira, trabalhos prósperos… mas que sempre exigem muita responsabilidade para serem mantidos. Exemplos de coleguinhas de Destino 4:
Bill Gates
Oprah Winfrey
Richard Branson
Destino 5 - O Aventureiro :
Ah, o Destino 5! Liberdade e aventura correm em suas veias. Você vive para explorar novos horizontes, seja em uma viagem ou em ideias inovadoras. Pessoas com Destino 5 muitas vezes se encontram em carreiras dinâmicas e não convencionais (euzinha, por exemplo!). O Destino 5 tem uma fama muito interessante e até mesmo serve como um conselho: mantenha suas malas prontas. Quem se encaixa em um Destino 5 tem uma Linha do Tempo com propensão a reviravoltas. Muitas vezes suas oporunidades irão surgir de onde você menos espera e abraçar mudanças é dar as mãos com seu Destino 5 que basicamente vai te levar onde for necessário sem a menor cerimônia. Tenha certeza de que se uma mudança grande está acontecendo, é porque você é necessário em outro lugar, em outra função e talvez até em outra versão de você. Eis aqui alguns colegas aventureiros que dividem essa loucura de Destino 5 com a gente:
Steven Spielberg
Angelina Jolie
Mick Jagger
Abraham Lincoln
Heitor Villa-Lobos
Destino 6 - O Protetor :
Se você tem um Destino 6, seu superpoder é cuidar dos outros. Família, amigos, até os colegas de trabalho se beneficiam da sua energia acolhedora. Você se sente realizado ajudando e apoiando aqueles ao seu redor. O Destino 6 requer uma boa dose de equilíbrio e discernimento sobre quando colocar limites. Veja bem, o “piloto automático” deste Destino, costuma levar as pessoas rumo à situações em que seja necessário cuidar de alguém ou de alguéns: profissões que requerem um olhar sensível para o bem estar das pessoas costumam surgir para quem tem o Destino 6 e seus conselhos serão sempre muito disputados. Porém, esse é o Destino que precisa que quem o vivencia entenda o quanto pode olhar para os outros e o quanto precisa cuidar de si também. Colegas de Destino 6:
John Lennon
Albert Einstein
Thomas Edison
Destino 7 - O Filósofo :
Com o Destino 7, você é o sábio do rolê dos Destinos. Adora uma boa reflexão e sempre tem uma pergunta profunda na ponta da língua. Você se destaca em áreas que envolvem pesquisa e análise. Os detentores de um Destino 7 costumam se encaixar muito bem em situações onde seja possível aprender. Seu piloto automático sempre te levará para situações que possam desenvolver seu intelecto. É bem frequente que pessoas que vivenciam o Destino 7 acabem traçando uma carreira pautada em saberes, como por exemplo, uma vida acadêmica (embora não seja va de regra). Seu grande papel é absorver o máximo de conhecimento e respostas que puder. Alguns exemplos de Destino 7:
Stephen Hawking
Natalie Portman
Clarice Lispector
Destino 8 - O Executivo :
Destino 8 significa poder e sucesso. Você costuma ter uma visão clara do que quer alcançar. Sua capacidade de organização e liderança leva ao sucesso material. Martha Stewart, com seu Destino 8, construiu um império com sua visão prática. As pessoas que tem o Destino 8 frequentemente se verão em contextos onde podem ter contato com pessoas influentes e podem aprender a utilizar isso a seu favor. A maior dificuldade de quem vivencia um Destino 8 é dar um caminho para o poder que adquire: seu empoderamento e seu sucesso será utilizado em prol da sua família? De ajudar alguma causa que você julga necessária para o mundo? De construir segurança para você mesmo? Abaixo nos exemplos de Destinos 8, você irá perceber que alguns conquistaram fama e utilizaram a seu próprio favor embora tenham deixado um legado sólido de suas carreiras e outros escolheram usar seu poder para empoderar os outros. Qual é você?
Nelson Mandela
Chico Xavier
Oscar Niemeyer
Martha Stewart
Destino 9 - O Humanitário :
Se seu Destino é o 9, você está aqui para salvar o mundo. Brincadeira! Em partes. Com um coração gigante e uma mente aberta, seu objetivo é tornar o mundo um lugar melhor. Pessoas com Destino 9 são visionárias e altruístas. Seu grande objetivo é absorver sua vivcência da forma mais plena possível: entender outras culturas, outros pontos de vista, sentir que está fazendo a diferença no mundo. Tudo o que um Destino 9 alcança acaba sendo estendido para outras linhas do tempo. Sua felicidade é atrelada a sensação de que você está evoluindo como ser humano e tendo impacto dentro dos seus ideais do que o mundo deveria ser. Companheiros de Destino 9:
Madre Teresa de Calcutá
Mahatma Gandhi
Bob Marley
Jim Carrey
Destino 11 - O Inspirador :
Se você tem um Destino 11, sua vida é marcada pela intuição e iluminação. Você tem um potencial espiritual elevado e uma capacidade única de inspirar os outros. Pessoas com Destino 11 muitas vezes se tornam líderes espirituais ou visionários. Barack Obama, com seu Destino 11, inspirou milhões com sua visão e liderança. Seu desafio é equilibrar suas grandes aspirações com as demandas práticas do dia a dia. Isso porque pessoas com Destino 11 podem ter muita dificuldade de centrar-se nos aspectos materiais, abrindo mão de muitas coisas em prol de seus sonhos e inspirações. Coleguinhas de Destino 11:
Jackie Kennedy Onassis
Fernanda Montenegro
Barack Obama
Wolfgang Amadeus Mozart
Emma Watson
Destino 22 - O Mestre Construtor :
Destino 22 é um dos mais poderosos e também mais raros: combinando o idealismo do 11 com a praticidade do 4. Você tem a capacidade de transformar grandes sonhos em realidade concreta. Sua visão ampla e habilidades organizacionais o tornam capaz de realizar feitos impressionantes. Dalai Lama, com Destino 22, exemplifica essa combinação de visão e execução. Seu desafio é manter-se focado e equilibrado enquanto constrói seu legado. Por terem constantemente a sensação de estarem destinados a algo grande, precisam ter um cuidado extra com ansiedade e cobrança sobre si. Mas de forma geral, o piloto automático do Destino 22 tende a levar essas pessoas à cenários inspiradores, porém trazendo desafios ao longo de sua jornada para fazer com que desenvolvam um senso prático apurado. Alguns exemplos de pessoas célebres com Destino 22:
Ayrton Senna
Margaret Thatcher
Leonardo da Vinci
Fechando nossa reflexão
O Destino é um misto de oportunidades, propensões e escolhas: nossas e de outras pessoas. Então é uma teia bem complexa eu diria! Mas o mais importante aqui, é que a gente termine este texto com a consciência de que podemos moldar uma boa parte da nossa linha do tempo: não há uma pré determinação de cima para baixo. Quando nos tornamos conscientes do nosso papel, das nossas vontades e das nossas possibilidades, nos tornamos mestres do nosso Destino. Ter esse entendimento é empoderador e assustador na mesma medida: ser passivo e apenas deixar a vida me levar (como diria o nosso querido Zeca) pode ser muito mais fácil. Talvez para algumas pessoas haja conforto na figura da velha senhora diante de uma bola de cristal que nos dita o que fazer e o que podemos esperar. É como assistir a um episódio antigo de desenho onde a gente já sabe o que esperar. Perceber que a responsabilidade da nossa felicidade só cabe a nós é um fardo muito grande, mas que deveria ser recebido como um dom. A única certeza que podemos ter é de que o nosso tempo passa, mas que podemos tirar o melhor proveito desse tempo quanto antes compreendermos que somos nós os roteiristas! Finalizo hoje com uma frase de um personagem sábio de Tolkien, o mago Gandalf:
Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.

Que você querido ou querida leitora, consiga hoje mesmo fechar essa Newsletter decidido a pegar seu destino com as próprias mãos sabendo das ferramentas que tem! E se precisar do mapa, estamos por aqui!
Com carinho,
Kim Knoche
A Cartomante.
コメント