top of page

Chakra Raiz ou Chakra Base: O Chakra da Sobrevivência.

Se você tem um corpinho aqui nessa terra então você tem um Chakra Base. Ele está situado na base da espinha dorsal naquele pontinho que insiste em doer em determinados exercícios na academia quando somos 35+.

Brincadeiras à parte, como eu expliquei anteriormente, cada Chakra rege um centro de energia específico e pode ser bloqueado ou desgastado se não cuidarmos de alguns pontos da nossa vida. Nessa Newsletter, vamos falar brevemente sobre o Chakra número 1, que aterra nossa existência no plano físico. Vamos comigo?


ree

O que o Chakra Base rege?


O Chakra Base, também conhecido como Muladhara, está ligado à nossa segurança, instinto de sobrevivência, estrutura, corpo físico e sensação de pertencimento. Ele influencia:

  • Físico: pés, pernas, ossos, coluna, sistema excretor, e tudo o que nos dá sustentação.

  • Vida prática: finanças, casa, trabalho, estabilidade e rotinas.

Quando está em equilíbrio, sentimos:

  • Confiança na vida e em nós mesmos;

  • Presença no aqui e agora;

  • Estabilidade emocional;

  • Segurança para construir e pertencer;

  • A parte da vida financeira que controlamos fluir equilibradamente.

Então nesse ponto é perceptível que ele garante que estejamos vivos e seguros, de certa forma.

Quando está em desequilíbrio…


  • Bloqueado: Em primeiro lugar, o que bloqueia esse Chakra? Temos que começar por aqui, não é mesmo? Bom, o Chakra Raiz ou Base ao pesar muito no desejo e necessidade por sobrevivência pode alimentar a nossa parte que sente medo. E esse é o sentimento que causa majoritariamente seu bloqueio. Se eu gasto minha energia sentindo medo de tudo constantemente, essa energia não será empregada com equilíbrio naquilo que preciso para de fato sobreviver. Estarei gastando energia a toa e este centro energético começa a definhar. Pode se manifesta como insegurança, procrastinação, sensação de não pertencer, desânimo, dificuldades financeiras ou físicas. Leva também a comportamentos controladores, teimosia, materialismo exagerado, apego extremo a rotinas ou àquilo que “já conhecemos”.

  • Em excesso: Agora, o oposto também nos causa problemas. Equilíbrio pressupõe que essa energia não esteja nem travado e nem “fluindo loucamente” a ponto de se ausentar. Caracteriza o excesso quando consciente ou inconscientemente não nos atentamos à nossa sobrevivência. O famoso “me mimei” com frequência, não ter um planejamento financeiro, a falta de disciplina mínima no dia a dia… Tudo isso faz esse Chakra entender que essa energia de prosperar e se manter não é necessária neste sistema e ela se esvai. Assim,a energia em excesso se manifesta na dificuldade de ter e manter estratégias na vida, dificuldade em reter dinheiro na vida e oscilações na saúde.


Comportamentos e atitudes que fortalecem o Chakra Base:


Para manter este chakra saudável e alinhado, o segredo está em ancorar o corpo, a rotina e a mente no presente. Além de estar atendo a sobrevivência e a vida terrena com equilíbrio: nem demais… Nem de menos. Vejamos algumas atitudes práticas:

  • Cultivar hábitos regulares: comer bem, dormir o suficiente, manter horários consistentes.

  • Cuidar do corpo físico: caminhadas na natureza, exercício físico consciente, massagem, contato com a terra (sim, andar descalço também conta!).

  • Organizar as finanças: planejar, poupar, estabelecer uma relação saudável com o dinheiro. Nem o segurando de forma sovina, nem gastando de forma imatura.

  • Criar um lar acolhedor: sentir que se tem um “porto seguro” físico onde pode se recarregar é muito importante!

  • Praticar o grounding (enraizamento): meditações guiadas focadas na base da coluna, visualizações de raízes conectando-se ao centro da Terra. Mindfulness também ajuda!

  • Confiar no corpo e nos instintos: voltar a escutar o corpo, as sensações e agir com mais presença.

E a principal dica: trabalhar a energia do medo! Lide com seus medos de forma saudável. Qual seu maior medo? Como você pode torná-lo algo que não te paralisa?

Para esta semana: presença e pés no chão - trabalhando o Chakra Base


ree

Precisamos pensar em duas coisas quando queremos equilibrar esse Chakra:

Qual medo que me paralisa? Pense no quanto esse é um medo real e como é possível lidar com ele.O que na minha vida me dá estrutura e estabilidade? Ter algo que nos ancora no aqui e agora é essenciar para energeticamente termos raizes e esse Chakra estar em pleno funcionamento.

Exercício prático – “5 minutos de raiz”:Todos os dias, durante esta semana, reserva 5 minutos para sentar confortavelmente, com os pés bem apoiados no chão. Feche os olhos e respira fundo. Imagine que do centro dos seus pés e da base da sua coluna nascem raízes que se aprofundam na Terra. A cada expiração, visualize-se mais ancorado, mais presente, mais seguro.

Continue comigo nos próximos capítulos!

A Newsletter de hoje é continuidade da nossa última sobre equilíbrio de Chakras e seus impactos na nossa vida. Hoje entendemos a base da nossa existência energética! Deixei um conteúdo em vídeo do meu canal para quem deseja aprofundar nesse tema e nos próximos dias, para quem gosta, haverá um ASMR pensando em te colocar em estado de relaxamento e visualização para mais uma camada de trabalho no equilíbrio deste pontinho energético tão importante para todos os outros!

Espero que vocês gostem!



Com carinho,


ree

Kim Knoche - A Cartomante

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Consultoria em Oráculos de forma ética, prática e experiente!

Torne-se um membro da página e desfrute de vantagens!

Faça login para conectar-se com membros
Veja e siga outros membros, deixe comentários e muito mais.

©2020 por A Cartomante. CNPJ 38.337.943/0001-87. Serviços entregues no dia agendado.

Tel: (48) 98430-5305

bottom of page